Visitas desde JAN/2013

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Anjos



Segundo o dicionário Babylon a palavra anjo significa: Ser espiritual que, segundo a teologia cristã, a hebraica e a islâmica, serve de mensageiro entre Deus e os homens (Hb 1:13,14). Estes seres foram criados por Deus antes de tudo, antes da terra existir (Jó 38:4-7; Sl 148:2, 5; Cl 1:16). No livro de Apocalipse os anjos não são descritos só como mensageiros de Deus, mas também como questionadores da verdade, libertadores de forças espirituais, guerreiros, portadores de oráculos (Resposta de Deus a quem o consultava.), guardiões de cidade, soldados de nas batalhas espirituais, anunciadores de juízo e adoradores incessantes na presença de Deus. A bíblia relata sobre anjos bons e anjos maus, mesmo que todos tenham sido originalmente criados bons (Gn1:31). Infelizmente alguns destes anjos não souberam administrar muito bem o presente dado por Deus a todos nós: o Livre arbítrio, por isso o surgimento de anjos maus, que abandonaram seu estado original de graça e formaram uma grande rebelião deixando assim de serem servos de Deus passando a serem anjos caídos. Bom, meu foco aqui não será nestes anjos derrotados, mas sim nos vitoriosos do PAI (embora exista muita coisa que podemos conhecer sobre eles). A bíblia nos diz que existem muitos anjos bons, mas apenas alguns nomes são citados, como Miguel – o arcanjo, “anjo principal” (1 Ts 4:16 , Ap12:7) e Gabriel – O poderoso de Deus (Ic1:19,26). Estes anjos são aqueles que mantiveram sua integridade e lealdade a Deus, sendo obedientes e de caráter bom. Estes têm santidade semelhante ao Pai, longe de todo impureza sendo exatamente aquilo que o Senhor desejou que fossem. Os santos anjos fazem parte do grande exército de Deus. Eles refletem a glória do Pai e exclamam constantemente "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda terra está cheia da sua glória" (Is 6:3). Eu estava lendo um artigo na internet que contia a seguinte informação: Os anjos são citados na bíblia mais de 300 vezes. Uau! Achei o máximo isso, significa que eles são muito importantes. Nós sabemos que eles são superiores aos seres humanos (Hb 2:6,7), que moram no céu ( Mc 13:32; Gl 1:8),  Não se casam, não morrem e muitas outras coisas (Mt 22:30, Lc 20:34-36).

Pelas leituras que eu fiz entendi que os anjos estão divididos em categorias: 

Arcanjo: Como já citei acima, Miguel é o nome do arcanjo. Foi ele o defensor de Judá. Contendeu com o diabo a respeito do corpo de Moisés. Luta com Satanás em favor da Igreja (Ap 12:7). Estará com Cristo quando Ele vier, e sua voz ressuscitará os mortos (1 Ts 4:16 ). Nossa muito poderoso este anjo hein.

Mensageiro: Da mesma forma que falamos de Miguel, também citamos Gabriel, ( lit. "Poderoso de Deus"ou "Deus mostrou-se poderoso" ) é um dos mais destacados anjos e aparece a Daniel (Dn 8:16; 9: 21), a Zacarias (Lc 1:19) e a virgem Maria (Lc 1:26 ). É um dos príncipes angélicos. 

Anjo do Senhor: Este é o ser incomparável que é citado no NT e no VT. Só para termos noção, quando o próprio povo de Deus rebelava-se e pecava grandemente, este anjo podia ser usado para destruí-lo. Para mim, este parece o próprio Deus, inclusive pela forma que ele se dirige as pessoas: - Em Jz 2:1, o Anjo do Senhor diz: "Do Egito Eu vos fiz subir, e Eu vos trouxe à terra que a vossos pais Eu tinha jurado, e Eu disse: Eu nunca invalidarei o meu concerto convosco."  Muito forte isso...

Serafins: Esta é uma categoria também bastante superior de anjos, mas pelo que vejo todas são rsrs. Só que os serafins tem algo de muito especial neles; a devoção e adoração ao Senhor. Esta devoção fervorosa a Deus pode ter sido resultado da elevada e exaltada posição no Trono. Isaías é o único escritor bíblico que menciona estas criaturas lindas. Tenho que citar oi texto aqui porque é lindo demais. "No ano da morte do rei Uzias eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as asas de suas vestes enchiam o trono. Serafins estavam por cima dele; cada uma tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam e clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, toda terra está cheia de sua glória" (Isaías 6:1-3).

Querubins: "E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do Jardim do Éden, e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida" (Gênesis 3: 24). Esta é a primeira menção sobre eles. Uma coisa bem interessante é que nem todos os anjos tem asas, mas adivinhem... querubins as tem!! Eles estão ligados intimamente a presença do Pai e a rendeção de todos nós. A bíblia os descreve como criaturas vivas.

Anjos eleitos: Os anjos que não se rebelaram contra Satanás são chamados de anjos eleitos: Ou seja todos os anjos bons. "Conjuro-te perante Deus e Cristo Jesus e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos sem prevenção, nada fazendo com parcialidade" (1 Tm 5:21). Lembre que para cada anjo caído existe dois anjos eleitos. Isto significa que a batalha pode ser a pior possível, com inúmeros ataques da atividade demoníaca. Contudo os anjos de Deus são infinitamente mais capazes de vir em seu auxílio e vencer as forças das trevas. Eles estão em mais quantidade e tem muito mais poder.

Anjo da Guarda: Os anjos da guarda é a prova do amor de Deus à nós e como Ele sempre está fazendo tudo para nos atender em toda e qualquer necessidade que tenhamos, nos preparando e nos dando assistência em qualquer situação. Eles não ficacm só observando o que acontece, eles foram enviados para ministrar em nossas vidas. O Salmo 34 nos revela uma das coisas que fazem em nosso beneficio: "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra" (Salmos 34:7).

- REFERÊNCIAS BÍBLICAS SOBRE ANJOS
Um anjo anunciou o nascimento de João (Lc l:1-17);
E deu-lhe o nome ( Lc 1:13);

Um anjo anunciou a Maria o nascimento de Jesus (Lc 1:26-37);

Um anjo anunciou a José esse mesmo nascimento (Mt 1:20,21 );

E deu-lhe o nome (Mt 1:21);

Anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus (Lc 2:8-15 )

E cantaram aleluias (Lc 2:13,14);

Um anjo dirigiu Sua fuga para o Egito e no regresso (Mt 2:13-20);

Anjos serviram a Jesus depois da tentação (Mt4:11; Mc 1:13);

Um anjo esteve com Jesus, na agonia do Getsémane (Lc 22:43 );

Um anjo removeu a pedra do sepulcro (Mt 28:2);

E anunciou a ressurreição ás mulheres (Mt 28:5-7 );

Dois anjos apresentaram o Salvador ressurreto a Maria Madalena (Jo 20:11-14).

Falou em anjos que subiam e desciam sobre Ele (Jo 1:51 );

Disse poder contar com 12 legiões de anjos para O livrarem (Mt 26:53);
Os anjos estarão com Ele, quando voltar (Mt 25:31; 31:27; Mc 8:38; Lc 9;26);
Os anjos serão os ceifeiros (Mt 13:39);

Ajuntarão os eleitos (Mt 24:31);

E separarão os ímpios dos justos (Mt 13:41,49);

Anjos conduziram o mendigo para o seio de Abraão (Lc 16:22 );

Os anjos se alegram com o arrependimento dos pecadores (Lc 15:10);

As crianças têm anjos que as guardam (Mt 18:10 );

Jesus confessará os Seus perante os anjos (Lc 12:8 );

Os anjos não têm sexo e não morrem (Lc 20:35,36; Mt 22:30);

O diabo tem anjos malignos (Mt 25:41),


Para mim falar sobre anjos é algo muito edificante... imaginar estes grandes seres celestiais ao meu redor, me guardando me livrando, batalhando ao meu favor é muito lindo. Agradeço a Deus por me mostrar a grande multidão que está perto de mim e me mostrar o poderoso exército que Ele tem. É tremendo não é?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Falar da realidade espiritual é algo extremamente importante.
    O que vemos é só uma porção da realidade. Agradeço a Deus por ter um exercito inteiro que Ele dispôs para nosso auxílio.
    São conservos nossos. Não merecem de modo algum que lhes façamos orações ou lhes dediquemos qualquer devoção.
    Só a Deus seja dada glória!
    Eduardo Avila
    recantodosolhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, assim como eles, nós devemos dedicar toda glória a Deus! Foi ótimo ressaltar isso, nada de orações a anjos :)

      Excluir
  2. Que demais esse post Dani, eu adorei, mesmo, mesmo! Rsrsrs... Como nosso Deus é poderoso, maravilhoso! E como é bom saber que somos guardados por essas criaturas que o Senhor fez!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è verdade amiga.. e as vezes nós percebemos esta segurança que temos em Deus! Bjos miga

      Excluir
  3. Olha que eu achei na Wikipédia:
    TEOSOFIA
    A Teosofia admite a existência dos seres angélicos, e várias classes dentre eles, embora existam relativamente poucos estudos neste campo que as sistematizem profundamente(...)

    Viu só... outras ciências tbm sabem deles :)

    ResponderExcluir
  4. O Salmo 91 tão conhecido por crente e não crente revela a proteção do anjo de Deus a nosso favor,porém eu vou te contrariar a cerca deste Salmo que muitos tomam como amoleto.Este salmo é proteção só para os que confiam no
    Sr, estes sim estão guardados e descansam à sombra do Onipotente.Nada se iguala a segurança de saber que estamos seguros nos braços de Deus e que praga nenhuma chegará a nossa tenda pq aos seus anjos dará ordens a nosso respeito para nos guardar.Isto não é fantástico? Beijos Diva.

    ResponderExcluir